APARTAMENTO DA CAMILA

Camila e o sonho da suíte própria

Antes de embarcar num novo projeto, o ritual é sempre esse: uma longa conversa com os clientes pra conhecer seus gostos, necessidades, problemas e por que não, desejos! Quando conhecemos a Camila, uma farmacêutica moradora de Pinheiros, logo tratamos de descobrir que Camila adora receber os amigos em seu apê, viaja bastante à trabalho e à lazer e guarda na memória referências arquitetônicas de sua cidade natal, Brasília. Mas tinha ainda um desejo especial que na primeira reunião escapuliu meio tímido e aos poucos foi ganhando força e se tornando uma certeza: Camila queria mais um banheiro no apartamento! Especificamente, dentro do quarto dela.

E lá fomos nós, pra missão de construir um banheiro praticamente do zero! Mas pera aí, essa loucura até que tinha embasamento. O fundo do closet dava pra parede do lavabo de serviço. A gente só precisava saber se era possível abrir esse caminho. Prédio antigo, quem é que sabe da planta? Do modo construtivo? Das tubulações e cabeamentos que podem passar por ali? O jeito foi investigar!

E lá fomos nós visitar outros apartamentos do prédio e conversar com funcionários. Quando tínhamos indícios suficientes, voltamos pra prancheta, refizemos o projeto e aí sim: bora quebrar parede. Constatamos que o caminho estava livre! Puxa ponto de água pra cá, aproveita o ralo pra lá, e tcharam: um banheiro novinho em folha. Ufa! Até que foi divertido. Apesar de pequeno, ele tem tudo que a Camila precisa e ficou uma belezinha. Desejo realizado!

 

No quarto que agora é uma SUÍTE, a porta do closet ganhou um grande espelho. Atrás da cama, uma longa cabeceira cobre toda parede. Fizemos essa penteadeira que também serve de escrivaninha. O espelho esconde um armário pra guardar todas as maquiagens da Camila. O destaque fica pra esse móvel de madeira antigo que foi renovado apenas com envelopamento das frentes das gavetas e puxadores.

O segundo quarto funciona como home office e também hospeda os pais e amigos da Camila quando eles a estão visitando. Uma longa bancada serve de escrivaninha e apoio, com lousa de vidro preto combinando com os acabamentos dos armários. Um carrinho abriga a impressora, que aliás pode ser levada pra suíte quando o home office está ocupado. Além disso, fazendo uma quina com o sofá-cama, ele esconde um maleiro! Camila viaja bastante, então um maleiro alto como de costume não seria funcional. Assim, as malas ficam escondidinhas no chão mesmo, prontas pra próxima missão.

Pra quem tem paixão pela cozinha como a Camila, nada como um novo balcão – do mesmo material do piso – e banquetas, onde os amigos podem papear enquanto esperam o jantarzinho ficar pronto. Bar e cafeteira ganharam um espaço próprio. Nos armários, apenas portas e puxadores foram trocados. As pastilhas brancas que recobriam as paredes e os mármores dos tampos ficaram, afinal não se mexe em time que está ganhando.

E lembra que a Camila queria referências de sua cidade natal? Na sala, dois grandes quadros vindos da Fundação Athos Bulcão ganham destaque. O artista plástico, famoso por seus azulejos geométricos, colaborou com Oscar Niemeyer na construção de Brasília. O sofá ganhou estofado verde acompanhado do tapete artesanal que cobre o chão e da bela poltrona de couro, virou um local de contemplação – sem contar que é ótimo pra sextar com Netflix.

Depois de quase 4 meses de obra, finalmente entregamos esse “palácio” – apelido carinhoso que a Camila deu pro seu lar. E com ele aprendemos que toda rainha merece palácio com suíte!

“Me surpreendia muito porque a gente olha o projeto no papel e por mais que seja foto, uma realidade 3D tentando ser o mais realista possível… ao longo do processo eu fui vendo que estava ficando bom mesmo. 

Era gostoso e gerava essa ansiedade de ‘acaba logo porque eu quero me mudar’!”

Camila

Farmacêutica, Cliente Saeg Arquitetura

Abrir bate-papo
Olá. Como podemos ajudá-lo?