APARTAMENTO DA CAMILA E DO FÁBIO

Camila, Fábio e a área de serviço secreta

 

Depois de atender tantos casais de clientes, a gente percebeu que geralmente eles se dividem em dois tipos: os que já moram juntos e os que ainda vão morar. E quanta diferença isso faz! Afinal, quem já divide um teto conhece os hábitos e necessidades do parceiro e chega na reunião com uma lista de pedidos muito específicos. Mas pro segundo tipo, o que está se preparando pra começar uma vida juntos, tudo é novidade! Assim, o projeto e a obra viram uma parte desse processo de unir vidas com seus diferentes horários, manias, estilos e preferências.

Com a Camila e o Fábio foi assim. Pegamos o apartamento na planta e cada um morando na casa de seus pais. Eles queriam maneiras de aumentar a percepção do espaço no apartamento de 55m2. Outro pedido foi um lugarzinho especial na varanda pra Camila desfrutar de uma das suas paixões: a cerveja! Afinal, depois de passar o dia trabalhando como supply chain manager, ela faz questão de uma boa gelada pra relaxar! Mas tinha um porém, a área de serviço ficava aberta num canto da varanda. Já pensou você receber seus amigos pra tomar aquela cervejinha e notar os panos de chão, as vassouras, as roupas sujas, tudo ali exposto pra quem quiser ver? Prevendo que isso seria um problema, já viemos com a solução e criamos a fabulosa área de serviço secreta! Calma que a gente explica.

O foco foi esconder a área de serviço e mantê-la em funcionamento. Um armário de ripas vazadas esconde o aquecedor sem atrapalhar a circulação do ar. O tanque virou pia com balcão e embaixo dele, a máquina de lavar, escondida pelas portas de correr. Os trilhos da porta são apenas superiores, assim ninguém precisa levantar a máquina pra encaixá-la ali (se empurrar uma máquina já é difícil, imagine levantar!) No balcão dá pra fazer uns drinks ou preparar um aperitivo, ainda mais com a horta de temperos e ervas que fica bem ali, separando a área de serviço da cozinha. Do lado esquerdo foi feito outro balcão com nicho pra uma cervejeira e armários pra guardar todos os tipos de taças e canecas que ressaltam as qualidades de cada cerveja (sim, o fator cerveja foi levado muito à sério neste projeto).

Pra complementar, a varanda ganhou um longo banco pra receber os amigos do casal e tem um segredo: ele também serve de baú. Ali cabe direitinho vassoura, rodo e tudo mais que é preciso pra uma boa faxina. O piso da varanda foi nivelado com o da sala e as portas retiradas, dando uma sensação de continuidade e amplitude aos ambientes.

Na sala, um truque pra manter a circulação livre: o rack foi pra cima da parede! Afinal, hoje em dia não é preciso ficar a todo momento manuseando fios, aparelhos e DVDs – hello, streaming – e esse móvel não precisa ficar tão acessível quanto antigamente. Assim sobra espaço pra esse sofá confortável e notem, sem braços! O que também deixa o visual mais limpo e espaçoso. E a área de jantar ganhou um canto alemão, essa disposição de cadeiras de um lado e banco do outro. E o truque vocês já conhecem, esse banco também é um baú.

Um grande aliado pra aumentar a sensação de espaço é o espelho. Aqui eles recobrem a extensão da parede, complementados por painéis de MDF branco com desenhos geométricos 3D. Os espelhos foram parar até nos armários da cozinha! Aliás, aqui tudo tem seu lugar. Nicho de microondas embaixo do balcão, nicho pra lava-louças e fogão e até pra lixeira que fica embutida na parede – solução que arrancaria um sorriso até do virginiano mais exigente do universo.

Assim, o apartamento ficou prontinho pra Camila e Fábio começarem sua vida a dois – com uma rotina de trabalho intenso, mas também, um lugar aconchegante pra descansar e “bebemorar” suas conquistas.

Abrir bate-papo
Olá. Como podemos ajudá-lo?